A ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), ou Rede da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada, foi uma rede de computadores criada em 1969 com o objetivo de transmitir dados militares sigilosos e conectar os departamentos de pesquisa nos Estados Unidos. Financiada pela ARPA (atualmente DARPA), do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, a ARPANET marcou um passo fundamental no desenvolvimento da internet.
Ela foi pioneira na implementação de comutação de pacotes e dos protocolos NCP (Network Control Protocol) e TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), que se tornaram as bases da rede mundial de computadores. A metodologia da comutação de pacotes, que permitiu a divisão de dados em pequenos pacotes que viajavam por diferentes caminhos, foi inspirada pelos conceitos e projetos dos cientistas Leonard Kleinrock, Paul Baran, Donald Davies e Lawrence Roberts.
O protocolo TCP/IP foi desenvolvido pelos cientistas
Robert Kahn e Vint Cerf, incorporando elementos do projeto francês CYCLADES, dirigido por Louis Pouzin. Com o tempo, esses protocolos permitiram a interconexão de diferentes redes, formando a estrutura inicial da internet. Em 1981, a ARPANET expandiu seu alcance com o financiamento da CSNET (Computer Science Network) pela Fundação Nacional de Ciências (NSF), e, em 1982, o TCP/IP foi adotado como o padrão de protocolo da rede.
Nos anos seguintes, o projeto NSFNET interconectou centros nacionais de supercomputação e facilitou o acesso a sites eletrônicos a partir de universidades e instituições de pesquisa nos Estados Unidos. A ARPANET foi desativada em 1990, mas seu legado como a fundação técnica da internet moderna perdura.
Antes da ARPANET, as comunicações de voz e dados eram baseadas em métodos de comutação de circuitos, como nas redes telefônicas tradicionais, em que uma linha dedicada era estabelecida entre as estações de comunicação. A comutação de pacotes, por sua vez, permitiu a utilização de uma única conexão para a comunicação entre múltiplos pares de emissores e receptores.
A ideia de uma rede interconectada de computadores para facilitar a comunicação geral surgiu em 1963, quando Joseph Carl Licklider, cientista da computação da BBN Technologies, apresentou o conceito de uma "Rede Intergalática de Computadores". Esse conceito incluiu muitos dos elementos da internet atual. Licklider foi nomeado chefe dos programas de Ciências Comportamentais e Comando da ARPA em 1963, e, após convencê-lo, Ivan Sutherland e Bob Taylor passaram a trabalhar na criação da rede. Embora Licklider tenha saído da ARPA antes do início do projeto, Sutherland e Taylor continuaram seu trabalho e desenvolveram a ARPANET para interligar pesquisadores em diversas localidades, permitindo a troca rápida de software e resultados de pesquisas.
Taylor, por exemplo, possuía três terminais de computador conectados a sistemas diferentes patrocinados pela ARPA: um para a Corporação de Desenvolvimento de Sistemas (SDC) Q-32, em Santa Mônica, outro para o projeto Genie da Universidade da Califórnia em Berkeley, e um terceiro para o projeto Multics no MIT.



Nenhum comentário:
Postar um comentário